A primeira controvérsia do VAR no Euro 2024 - o golo da Holanda devia ter sido anulado?

A primeira controvérsia do VAR no Euro 2024 - o golo da Holanda devia ter sido anulado?

O selecionador holandês Ronald Koeman insistiu que o golo anulado de Xavi Simons deveria ter sido mantido, uma vez que a sua equipa empatou sem golos o primeiro jogo do Euro 2024 contra a França em Leipzig.

O autor do golo, Simons, os companheiros de equipa holandeses que festejavam com ele e uma multidão holandesa em delírio atrás da baliza estavam todos convencidos de que o jogador de 21 anos tinha dado a liderança à equipa de Koeman quando encontrou o canto inferior na segunda parte.

Mas os árbitros em campo, liderados pelo árbitro inglês Anthony Taylor, anularam o golo porque o lateral holandês Denzel Dumfries estava em posição de fora de jogo e foi considerado impedimento do guarda-redes francês Mike Maignan.

O árbitro assistente de vídeo verificou demoradamente a situação, enquanto os adeptos presentes no estádio, sem a possibilidade de verem a repetição do lance, assobiavam de frustração, até que foi anunciada a manutenção da decisão em campo.

"Penso que a posição de Dumfries é de fora de jogo, isso é verdade", disse Koeman. "Mas ele não está a incomodar o guarda-redes e, quando isso não acontece, é um golo legal, na minha opinião."

Foi sem dúvida o primeiro grande ponto de discussão em torno do uso do VAR no torneio, especialmente em relação ao tempo necessário para chegar a uma decisão.

"Precisam de cinco minutos para verificar, porque é tão difícil?", acrescentou Koeman. "Não percebo isto. Ele não está a incomodar o guarda-redes."

O treinador da França, Didier Deschamps, foi, talvez sem surpresa, da opinião de que a decisão correta foi tomada.

"Fiquei um pouco surpreso com o tempo que levou", disse ele. "Porque, para mim, quando vi a imagem no ecrã, não tive dúvidas."

Os ex-atacantes ingleses na cobertura televisiva da BBC concordaram com o chefe da Camisas de futebol Holanda baratas que o gol deveria ter sido mantido.

"A França teve muita sorte aqui", disse Alan Shearer. "Quando se vê o ângulo atrás da baliza, o guarda-redes não pode mergulhar com a posição do corpo em que estava.

"Ele não está a chegar à bola e Dumfries não o está a afetar de todo. Acho que ele não está a chegar lá de todo."

Gary Lineker acrescentou: "É preciso decidir se o guarda-redes está impedido e ele não está, claramente. Ele está muito longe de Dumfries, se mergulhasse poderia quase alcançá-lo."

Wayne Rooney, juntamente com o antigo médio espanhol Cesc Fabregas, sugeriu que o árbitro Taylor deveria ter ido ver o monitor de campo.

"Ele faz uma pequena tentativa para apanhar a bola", disse Rooney. "Não há qualquer hipótese de ser anulado, acho que é um golo e foi frustrante o tempo que demorou.

"Se formos ao monitor, pelo menos o árbitro pode tomar uma decisão e é a sua própria opinião."

No entanto, o ex-zagueiro holandês Mario Melchiot - depois de brincar que não gostava do VAR - admitiu que Dumfries estava impactando a capacidade de Maignan de salvar a bola.

"Acho que, normalmente, quando alguém está numa posição destas, pensamos se ele está na linha da bola? Não. Mas na posição em que ele estava, podia afastar o guarda-redes", disse à BBC Radio 5 Live.

"Se este golo tivesse sido marcado contra nós, eu teria dito a mesma coisa".

Apesar de discordar da decisão, Koeman - que disse ter falado com Taylor no vestiário depois - disse que poderia aceitar o resultado e ficou satisfeito com um empate que deixa a Camisas de futebol Holanda femininas com quatro pontos após dois jogos e em uma posição forte para chegar aos últimos 16.

"A França teve mais chances, mas não tantas assim", disse.

"Pessoalmente, achei que o golo devia ter sido anulado, pelo que considero que o resultado é justo e posso aceitá-lo.

"Houve momentos durante o jogo em que não estivemos à altura e isso deve-se provavelmente ao facto de termos enfrentado um grande adversário."

De facto, a França fez 14 remates sem marcar, o que representa o maior número de remates sem baliza num jogo de uma grande competição desde a final do Euro 2016 contra Portugal, quando fez 18.

A Holanda defronta a Áustria no último jogo do Grupo D na terça-feira, às 17:00 BST, à mesma hora que a França Comprar Futebol Online defronta a Polónia, já eliminada.


newyorkcityfcfansclub

228 Blog posts

Comments